Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

4º ENCONTRO - 24 de junho

No primeiro momento do encontro aconteceram os relatos das realizações em sala de aula.


A professora Deisi está em andamento com as atividades da transposição didática da unidade 2, contagiou a todas dizendo que os alunos que quase dormiam em aula, estão com muita disposição para realizar as atividades e manifestando sua aprendizagem.
A professora Daniela socializou as atividades sobre a proporcionalidade na alimentação dos animais, a realização de gráficos, discussões e conclusões dos alunos da quantidade de alimentos ingeridos, admiração pela alimentação da abelha!!!Está em andamento.
A professora Cacilda relatou as atividades desenvolvidas em aula, usando balança digital para pesagem dos alimentos ingeridos no lanche. Proporção do seu peso, com a quantidade ingerida.
A professora Márcia relatou as atividades sobre alimentação, presença de ferro nos alimentos, pesquisa de produtos, também está em andamento.As cursistas conversaram que as atividades não são novidade, mas o olhar para as conexões e abordagens dos conteúdos que está diferente. Está muito bom!
Essa foi a primeira parte da tarde.
2º MOMENTO DA TARDE
Assistimos o power point " dia pro infinito" sugestão do professor Jander da UnB, em anexo.

3º MOMENTO DA TARDE

Finalizamos a Seção Coletiva 2
CARTÃO DE FRACTAL


Medindo, observando, recortando, dobrando ...potências, retângulos
...arte!

Frações, porcentagem...muitas discussões!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Reunião com coordenadores pedagógicos

No 3ºMomento do Terceiro Encontro
Apresentamos a proposta do Programa Gestar, aos coordenadores das escolas envolvidas, detalhando a dimensão do trabalho, o apoio às cursistas, a elaboração do projeto. O incentivo na realização dos estudos e da execução do programa e o acompanhamento das mudanças .

Tivemos a participação da coordenadora pedagógica do programa, Jaqueline, da SMED e da coordenadora do Ensino Fundamental da SMED Rosane Moura

Calculando o Imposto de Renda

No 2º Momento do nosso Terceiro EncontroI
Atividade1, da Parte A, da Sessão Coletiva 2 - unidade 3
Separadas em pequenos grupos, as cursistas realizaram as situações propostas na atividade.
Não concluímos, devido a reunião, agendada pela coordenação da SMED, com os coordenadores Pedagógicos das escolas envolvidas no Programa Gestar II.

Calculadora...roteiro do trabalho..conclusões sentidas, "dolorosas"...
Em conversas chegamos à conclusão que todas do grupo pagam muito imposto de renda!
No grupo algumas fazem sua declaração, outras pedem auxílio ao marido, ou deixam ele fazer, e outras enviam ao contador.

3º Encontro

1º MOMENTO DA TARDE
Conversando sobre o Texto de referência
Currículo de Matemática em rede
Cristiano Alberto Muniz
Começamos o encontro conversando sobre as experimentações e as sensações sentidas durante as leituras, os estudos e as transposições didáticas.
Pontos essenciais na concepção de currículo em rede
...Alguns elementos que contribuem para a aconstrução do currículo em rede e ajudam na construção de um currículo mais dinâmico e menos fragmentário:
Temas transversais
Pedagogia de projetos
Modelagem no ensino
O que faz com que concebamos um currículo em rede?
propor uma educação matemática mais articulada, dinâmica, mais significativa em relação aos contextos culturais.

O professor como elemento importante na construção de um currículo em rede
A construção de um currículo em rede só é possível a partir de uma nova postura do professor diante do conhecimento.
..Requer que o professor aceite a possibilidade de realizar um trabalho pedagógico não linear, que não de baseie na lógica do currículo funadamentado em disciplinas. É vital que o professor busque promover as interconexões entre os conceitos e procedimentos matemáticos presentes no processo de resolução de situação-problema, e esse é um objetivo importante na nossa formação no GESTAR


Essa mudança causa "barulho", dá a sensação que estamos perdidas...
Calma colegas!!!Estamos só inciando...
Ao tecer esta rede ainda vamos sentir várias transformasções e os alunos também...
"...a metamorfose......heterogeneidade...multiplicidade...exterioridade"
Uma nova visão curricular: a perspectiva de rede
"Compreender é apreender significados"


Nós também somos os nós desta rede...
Mais recortes dos comentários ao tecermos nossa rede..
...possibilidades de organização curricular
...A desestabilização das concepções nas quais algumas colegas vem trabalhando e se consideram "conteudistas"
...o bem estar perante a provocação de mudanças

...instigação para a mudança
...o estudo
Muita calma colegas!
Vamos fazer nosso trabalho, bem feito, degustando as mudanças..sentindo o sabor...
Conforme citações do texto pág 146 por Whitehead
"Não ensine assuntos demais...aquilo que você ensinar, ensine cuidadosamente...faça com que as ideias introduzidas na educação de uma criança sejam poucas e importantes, e faça com que elas sejam lançadas em todas as combinações possíveis"

quinta-feira, 11 de junho de 2009

2º Encontro

Segundo encontro

A minha expectativa em relação ao 2º encontro era grande...
Algumas leituras realizadas!
Discutimos bastante e as dúvidas pareciam que haviam se multiplicado!
Questões que surgiram no grupo:
- A professora Carmen da EMEF Cecília Meireles relatou que já realizou um trabalho semelhante sobre IMC e alimentação.
- A professora Daniela, da EMEF Arnaldo Grin, vai se juntar com os colegas de Ciências e Educação física da sua escola para realizar as atividades da unidade 1 e 2, mas declarou que vai se prolongar mais tempo.
- A professora Berenice está muita faceira, porque além de matemática ela leciona Ciências, achou o trabalho maravilhoso.
- A Deise, que é super organizada e hiper preocupada, gostou muito dos AAAs.
- As demais colegas estão se interando das tarefas.
A questão mais abordada, que é uma preocupação da maioria, é o tempo. Estamos em época de conselho de classe, assembleias de alunos, pareceres...um acúmulo de trabalho.
Outra questão levantada, então solicitamos apresença da coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação, foi que este pequeno grupo vai mudar, vai transformar seu fazer pedagógico e as demais professoras que não estão participando, como fica?
Para mim, enquanto formadora do grupo, o que importa é a qualidade do nosso fazer e a mudança que este curso erá proporcionar.
Após a saída da coordenadora Janaína, projetei um power point contendo recortes para discussão das unidades 1 e 2, e do texto de referência, o tema de casa da aula passada. Também realizamos uma parte da PARTE B e C da Sessão Coletiva 1.
Analisamos o artigo, Do que os alimentos são feitos e Saúde pela boca, pág 14 a 17, revista Carta na Escola, edição nº 29, setembro de 2008
Bom...Teremos feriadão!!!
E bastante tempo!
Bastante também... trabalho!!!
Comer bergamotas ao sol, ou tomar chimarrão, ler Tps, resolver exercícios, planejar e ter ideias!!!!!
Bom feriadão!!! E aproveitem!!!

Sessão Coletiva 1

Nosso primeiro encontro foi recheado!

Conseguimos iniciar a oficina da Sessão Coletiva1-TP1. Realizamos as atividades da parte A. A dificuldade foi evitar que os professores não usassem a calculadora. A conclusão é que: o grupo é de peso!
Após as conclusões sobre o IMC, o grupo recebeu uma tabela contendo calorias de alguns alimentos, para confeccionar um lanche bem light. A tarefa de casa foi ler as unidades 1 e 2 e os textos de referência.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

CONHECENDO O GRUPO

CONHECENDO O GRUPO E CONFECCIONANDO FANZINE



No terceiro momento, do nosso primeiro encontro, realizamos uma técnica para nos conhecermos um pouco. Cada participante recebeu uma figura geométrica, sendo uma parte de um quebracabeça. As figuras eram de cor azul, vermelha e verde. As professoras se agruparam de acordo com a cor e formaram a figura. Encontrando os dizeres: QUEM SOMOS, O QUE QUEREMOS, O QUE PENSAMOS. Os grupos conversaram, trocaram ideias sobre a frase e se conheceram,um pouquinho, em seguida foram distribuídas revistas para confeccionarem um FANZINE, expressando o momento e as expectativas do curso.No final, os grupos se apresentaram para o grande grupo.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Conhecendo o Gestar II Matemática

No primeiro encontro, os cursistas conheceram melhor o programa. Assistimos o power point abaixo, enquanto ia realizando a apresentação, surgiram muitas perguntas. Conversamos sobre elas e ao seguir na apresentação crescia um pouco a ansiedade e as expectativas do grupo, em relação ao curso e ao trabalho. O texto da apresentação foi retirado do Guia Geral do Programa Gestar II.
Mas a questão é: Tempo! Tempo!Tempo!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

UMA REFLEXÃO...SAPATEADO

PRIMEIRO ENCONTRO



O nosso encontro teve abertura com a coordenadora administrativa do programa, Adriane Brevia, coordenadora da SMED, que deu as boas vindas ao grupo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

O GRUPO DO GESTAR II MATEMATICA NH

CURSISTAS DO GESTAR II- MATEMÁTICA - NH/RS
MUITA EXPECTATIVA ...
CERTA DOSE DE ANSIEDADE...
MUITO TRABALHO...
NOSSO PRIMEIRO ENCONTRO
O nosso grupo de cursistas está formado por 14 professoras. Um grupo pequeno em relação ao número de professores de Matemática da rede. Mas este grupo de"gestantes do conhecimento" vai realizar uma bela caminhada de discussões, de mudanças e realizações! Acompanhem!

NOVO HAMBURGO NO GESTAR II

Equipe do Gestar II- Novo Hamburgo
1ª SEMANA DE FORMAÇÃO NA UNIRITTER - PORTO ALEGRE
Os primeiros passos rumo a grande caminhada...
A equipe de Novo Hamburgo é uma super equipe!!!
A Coordenadora pedagógica do Gestar II é a Profª Jaqueline, da SMED. A Coordenadora Administrativa é a Profª Adriane, também da SMED
A formadora de Português é a Profª Joice, da EMEF Pres. Affonso Penna. A formadora de Mátemática, que sou eu:Cidonia com C, também da EMEF Pres. Affonso Penna. Realizamos a formação presencial durante os dias 04 a 08 de maio de 2009, na Uniritter. O meu professor é da UnB e se chama Jander Amorim.