Páginas

quarta-feira, 17 de junho de 2009

3º Encontro

1º MOMENTO DA TARDE
Conversando sobre o Texto de referência
Currículo de Matemática em rede
Cristiano Alberto Muniz
Começamos o encontro conversando sobre as experimentações e as sensações sentidas durante as leituras, os estudos e as transposições didáticas.
Pontos essenciais na concepção de currículo em rede
...Alguns elementos que contribuem para a aconstrução do currículo em rede e ajudam na construção de um currículo mais dinâmico e menos fragmentário:
Temas transversais
Pedagogia de projetos
Modelagem no ensino
O que faz com que concebamos um currículo em rede?
propor uma educação matemática mais articulada, dinâmica, mais significativa em relação aos contextos culturais.

O professor como elemento importante na construção de um currículo em rede
A construção de um currículo em rede só é possível a partir de uma nova postura do professor diante do conhecimento.
..Requer que o professor aceite a possibilidade de realizar um trabalho pedagógico não linear, que não de baseie na lógica do currículo funadamentado em disciplinas. É vital que o professor busque promover as interconexões entre os conceitos e procedimentos matemáticos presentes no processo de resolução de situação-problema, e esse é um objetivo importante na nossa formação no GESTAR


Essa mudança causa "barulho", dá a sensação que estamos perdidas...
Calma colegas!!!Estamos só inciando...
Ao tecer esta rede ainda vamos sentir várias transformasções e os alunos também...
"...a metamorfose......heterogeneidade...multiplicidade...exterioridade"
Uma nova visão curricular: a perspectiva de rede
"Compreender é apreender significados"


Nós também somos os nós desta rede...
Mais recortes dos comentários ao tecermos nossa rede..
...possibilidades de organização curricular
...A desestabilização das concepções nas quais algumas colegas vem trabalhando e se consideram "conteudistas"
...o bem estar perante a provocação de mudanças

...instigação para a mudança
...o estudo
Muita calma colegas!
Vamos fazer nosso trabalho, bem feito, degustando as mudanças..sentindo o sabor...
Conforme citações do texto pág 146 por Whitehead
"Não ensine assuntos demais...aquilo que você ensinar, ensine cuidadosamente...faça com que as ideias introduzidas na educação de uma criança sejam poucas e importantes, e faça com que elas sejam lançadas em todas as combinações possíveis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário