As cursistas foram recepcionadas e convidadas a assistirem o vídeo O Saber e o Sabor.
Após ouveram momentos de trocas e discussão sobre as questões que permearam o vídeo.
2º momento
Uma caixa circulou entre as cursistas. A ordem foi olhar, registrar mentalmete sua primeira impressão, podiam manusear os objetos contidos na caixa, mas não podiam fazer comentários orais.
Quando a caixa passou por todas as cursistas, conversamos sobre as sensações. Revelação a caixa continha 5 barras de chocolate.
3º Momento
As cursistas divididas em 4 grupos. Cada grupo escolheu um chocolate e realizaram um mapa conceitual a partir da situação apresentada com os chocolates, escolhendo algumas atividades e uma série possível para aplicá-las. Seguindo a questão do mapa conceitual finalizamos a oficina do encontro anterior, sobre os mapas conceituais. Cada grupo apresentou ao grande grupo, onde acrescentaram outros conhecimentos possíveis de serem estudados e ampliaram os seus mapas conceituais, também na sequência, analizaram para qual série seria possível aplicar a atividade.
4º Momento
Neste momento, realizamos outra atividade de encerramento da oficina anterior, que foi a pesquisa, o levantamento, de qual esporte tem a ver com cada cursista. A cor predominante do grupo foi a vermelha. A qual também revelhou as características do grupo!
Observações
- Por solicitação das coordenadoras, pedagógica e administrativa do curso, da SMED, realizamos uma avaliação extra, do curso.
- Durante o encontro também surgiram as questões do novo calendário, devido a prorrogação do recesso escolar em decorrência da Gripe A. Será construído um novo cronograma dos encontros e distribuído posteriormente.
- Também recebemos a visita da assessora de Matemática da rede municipal, profª Janaína. Que divulgou outros encontros da área de matemática que irão ocorrer no mês de setembro.
Imagens do encontro
Cacilda mostrando o "tema de casa"
A CAIXA SURPRESA!!!
Saboroso reencontro!!!
Construindo atividades saborosas com
a matemática em rede
e os mapas conceituais
a matemática em rede
e os mapas conceituais
Pensando nos seus alunos e também na idéia de saborear os conhecimentos e os..
...chocolates, que foram o nosso lanche!
Acredito que o nosso olhar deve estar sempre direcionado aos alunos e precisamos trabalhar com eles questões que sejam realmente importantes na aprendizagem da Matemática. Cacilda
ResponderExcluir